domingo, 4 de abril de 2010

O sonho de Einstein

Continuando com a nossa saga “Nós e o Universo” , iremos falar sobre a busca incansável de Einstein , até seus últimos dias de vida, por uma teoria que descrevesse todas as forças da natureza de um modo único e completo. einstein_pensativo_iiiMesmo que Einstein nunca tenha conseguido realizar seu sonho , principalmente pelo fato de a maioria das grandes descobertas referentes a forças e matérias só terem sido feitas algum tempo após a sua morte. Nos últimos tempos , uma nova geração de físicos têm conseguido atrelar as descobertas mais antigas e seus aperfeiçoamentos atuais ,à maneira como o Universo funciona. Ou seja , agora os físicos acreditam ter encontrado a teoria que realizaria o sonho de Einstein e que, em princípio, explicaria todos os fenômenos físicos, a chamada “Teoria das Supercordas”.


Mas antes de irmos direto a essa Teoria que unificaria “tudo” , vamos falar um pouco mais sobre o sonho de Einstein. Um dos grandes problemas da física , sempre foi a tentativa de unir duas teorias que explicam o comportamento de tudo no Universo , uma no campo microscópico( Partículas , Átomos) , A Teoria Quântica .
















E outra no campo astronômico ( Planetas , Estrelas , Buracos Negros , entre outros) , A Teoria da Relatividade(Geral e Especial) . foto610
O Problema da unificação dessas teorias é que , A Teoria da Relatividade quando aplicada ao campo microscópico , não da conta de explicar tudo que se passa neste meio, pois este é muito instável e caótico( Alguns cientistas acham que seja somente uma dificuldade de cálculos , e que na verdade ela consegue sim explicar o que se passa no campo microscópico), porém , até os dias de hoje , não foi possível unificá-las numa única estrutura matemática, e portanto a Teoria das Supercordas , surge como uma esperança que se mostra cada vez mais plausível , que resolveria esse impasse.

No próximo post falarei mais sobre estas teorias , e também mais sobre a Teoria das Supercordas.

Encontrei um "joguinho” muito legal na internet que retrata um pouco da idéia da teoria das supercordas em relação a dimensão do Universo.

http://http://www.newgrounds.com/portal/view/525347

Até mais.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Nós e o Universo

Estou de volta , feliz ano novo a todos e desculpem o grande período de ausência.


Um outro dia estava conversando com um amigo meu , e por acaso começamos a falar sobre o Universo , cada um começou a expor  os seus “achismos” e teorias , e isso me inspirou a vir postar algo relacionado a este tema aqui no Blog. Portanto, hoje vou abordar um pouco o tema “ Universo” , não pretendo restringir este tema a um post só , portanto acho que 3 serão suficientes para o que desejo passar a vocês.

Iremos falar sobre algumas teorias que ,  por mais malucas que possam ter parecido no passado , ou ainda pareçam atualmente ; com o passar do tempo , têm se mostrado cada vez mais pertinentes , e com cada vez mais possibilidades de transformar nosso futuro e talvez nosso passado.


O Universo  é um tema que sempre nos deixou no mínimo, curiosos.
Para começarmos a falar de Universo , segundo a física moderna , precisamos deixar de lado muitos conceitos que nos acompanham desde a infância.


Primeiramente , não podemos afirmar que o Universo é constituído de 3 dimensões somente (altura, largura, comprimento ). Há teorias que defendem o fato do universo possuir 11 dimensões: 3 espaciais (altura, largura e comprimento), 1 temporal (tempo) e 7 dimensões recurvadas (sendo a estas atribuídas outras propriedades como massa e carga elétrica, por exemplo) ,  já outra teoria sugere que 26 dimensões “formam” o Universo.


Outro conceito importante é o de tamanho das coisas , quando falamos em Universo, fica muito difícil de definir o que é grande e o que é pequeno. Talvez esse vídeo a seguir ajude você a repensar o seu conceito de tamanho.

 
A idéia também de que o Universo é um espaço vazio , onde os planetas, estrelas e todos os outros astros constituem a matéria total do Universo , está ultrapassada ,levando em conta o modelo cosmológico mais aceito hoje em dia.
Basicamente , aceitamos  que, uma grande parte do Universo , é constituída da chamada “Matéria Escura”(Um tipo de matéria que não emite luz , mas ainda que não possamos vê-la , podemos observá-la pela influência gravitacional que exerce ) e que a menor parcela cerca de menos de 4% são compostos pela chamada “Matéria Bariônica” ( Coisas que conseguimos ver e tocar). 


Por último, uma idéia que também é muito importante ser introduzida , é a idéia do Espaço-Tempo atrelado a Gravidade . O espaço-tempo ,algo idealizado por Einstein na Teoria da Relatividade Geral, seria composto por 4 dimensões (altura, largura, profundidade e tempo), e envolve todos os objetos maciços (planetas, estrelas...) através de seu encurvamento. E esse encurvamento é o que se chama de “força da gravidade”, que não é na verdade uma força, mas sim a curvatura do espaço-tempo sobre a matéria. 
Esse vídeo a seguir pode ajudar a ilustrar um pouco essa idéia.

Resumindo, antes de avançarmos para algumas teorias , seria legal vocês terem essas idéias e noções , mais ou menos compreendidas e caso se interessem , recomendo como leitura
o livro : “O Universo Elegante” – Brian Greene , um livro muito interessante sobre esse assunto , Teoria das Supercordas , entre outros.
Até a próxima postagem .
Alexandre Aumiller